sábado, 8 de maio de 2010

ENERGIA

AOS ALUNOS DA OITAVA SÉRIE AÍ ESTÁ MAIS UM POUQUINHO SOBRE UM ASSUNTO QUE INICIAMOS ESTA SEMANA, SOBRE AS DIFERENTES FORMAS DE ENERGIA, E QUE ÀS VEZES NÃO NOS DAMOS CONTA, POIS QUANDO FALAMOS EM ENERGIA SEMPRE NOS REFERIMOS A ELÉTRICA, ELA É UMA DAS FORMAS ENTRE AS DIFERENTES QUE EXISTEM...  LEIAM TÁ... BJOOS!

A Energia
Quando se fala em energia, a primeira impressão que vem a nossa mente é estarmos falando de energia elétrica ou sobre combustíveis. Nada mais natural, uma vez que todas as nossas atenções estão voltadas para as questões energéticas que o Brasil vem se defrontando nas últimas décadas.

Sempre que utilizamos o carro, ligamos o computador, fazemos o jantar, vemos televisão... estamos a utilizar energia. Não é de estranhar, portanto, que a energia tenha uma grande importância para nós. A energia pode ser calor, movimento, luz, convertendo-se nas mais diversas formas de impulsionar a vida. O acesso à energia é fundamental para o desenvolvimento das sociedades. No entanto, a maior parte da energia usada no mundo provém de combustíveis fósseis como o carvão, o gás ou o petróleo, cujas reservas têm vindo a diminuir. Adicionalmente, a utilização intensiva destes combustíveis fósseis aumenta a concentração de dióxido de carbono na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global do Planeta. É o chamado efeito de estufa. O nosso estilo de vida pode estar ameaçado e o nosso futuro comprometido se não encontrarmos novas soluções. Por essa razão, multiplicam-se os esforços na promoção da utilização eficiente da energia, e na aposta nas fontes de energia renováveis como o sol, o vento ou a água.

Formas de Energia em uso no mundo: (Clique na imagem para ampliar)
 Fonte:
http://www.florianonet.com.br/eficienciaenergetica/energia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário