terça-feira, 29 de junho de 2010

PRODUÇÃO DE TEXTO


O texto abaixo foi produzido pelo aluno Ghéssio Bonfim Palermo referente ao filme A Missão, sob a orientação da professora Benedita da disciplina de História... Parabéns!!!

As missões eram expedições que ocorreram na América do Sul durante o século XVIII, que tinham o objetivo de difundir a fé cristã para os povos nativos. Essas missões eram lideradas pelos missionários jesuítas, que iniciaram um processo de catequização aos indígenas, mais tarde ficando conhecida como Sete Povos das Missões.
O Estado se responsabilizava pelo envio e manutenção dos missionários, pela construção de igrejas, além da proteção aos cristãos. Porém, o pacifismo entre os reinos de Espanha e Portugal e a Igreja não durou muito tempo.
Durante o século XVIII o movimento missionário enfrentou problemas em suas missões nas áreas de fronteiras entre a colônia espanhola e a portuguesa. O território dos Sete Povos das Missões era submetido ao Tratado de Madri (1750), um dos tratados de limites entre Portugal e Espanha para definir as áreas conquistadas.
A resistência indígena foi motivo de guerra entre as duas coroas e a Igreja, alguns missionários se opuseram a Portugal e Espanha, já outros se aliaram aos nativos nas lutas.
De fato, ficava estabelecida a transferência dos nativos para a margem ocidental do rio Uruguai, o que representaria para os guaranis a destruição do trabalho de muitas gerações e a deportação de milhares de pessoas. A decisão foi tomada em comum acordo entre Portugal, Espanha e a própria Igreja que enviou missionários para impor a obediência aos nativos.
No entanto, os posteriores desentendimentos desencadearam conflitos que ficaram conhecidos como Guerra Guaraníticas, uma disputa acirrada e sangrenta entre portugueses, espanhóis e nativos.
O filme britânico, A Missão, de 1986, narra essa fascinante história, enfatizando as guerras, onde são mostradas no filme, a defesa leal dos missionários jesuítas aos indígenas. Não há informações precisas se isso, de fato, aconteceu. Mas será que os missionários jesuítas realmente defenderam os índios?

Nenhum comentário:

Postar um comentário