terça-feira, 24 de agosto de 2010

AS PLANTAS


Existe uma grande variedade de plantas, com tamanhos e formas diferentes, desde plantas rasteiras até grandes árvores, e cada uma desempenha o seu papel na natureza.
Se olharmos uma árvore, podemos observar que tudo dela se aproveita. Esse complexo laboratório composto de galhos, folhas, flores, frutos e sementes, tronco e raízes é responsável pela existência de uma grande diversidade de vida. Muitas espécies de mamíferos, aves, insetos, entre outros, precisam delas para viver.
O homem precisa delas para atender grande parte de suas necessidades vitais, como respirar, alimentação, medicamentos, abrigo e muito mais.
Para fechar esta primeira etapa sobre o Reino Plantae os alunos do 2º Ano do Ensino Médio produziram textos referentes à diversidade e importância das plantas. Durante a escrita surgiram vários questionamentos interessantes que serviram de base para a produção. Foi um momento de troca e reflexão de tudo que abordamos no bimestre passado sobre o mundo vegetal... Valeu turma!!!
 Segue abaixo trechos dos textos...  
As plantas são essenciais para ter vida em nosso planeta, para obtermos a preservação desses seres maravilhosos devemos pensar em como estaremos daqui alguns anos sem elas.”
Bruna

“Penso que sem elas não existiríamos, seríamos um nada, então só cabe a nós preservarmos esse tesouro.” 
Camila

 “O Brasil é um país rico em biodiversidade, existem espécies que ainda nem foram identificadas e talvez nem chegue a ser, se o desmatamento desenfreado continuar.”
Juliana
“Podemos dizer que o Brasil tem a maior biodiversidade do planeta, isto é, tem o maior número de plantas e animais diferentes do mundo, por isso temos que ter consciência que devemos cuidar das nossas plantas e animais para manter o equilíbrio biológico.”
Juliete
“As plantas são seres vivos de suma importância para a vida na terra, todas as espécies dependem direta ou indiretamente delas para sua sobrevivência, podemos destacar o fato de estarem na base de toda cadeia alimentar.
Esses seres existem em quase todos os ambientes do planeta e compartilham características semelhantes como a capacidade de produzir seu próprio alimento através da fotossíntese. São compreendidas pelo Reino Plantae e  de acordo com suas características e semelhanças se subdividem em: algas, briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.”
Ghéssio

“Desmata-se para progredir, mas temos que ter sensibilidade e criarmos estratégias do progresso com sustentabilidade, para assim a natureza ter tempo suficiente para se refazer.”
Thamyres

“As plantas têm um grande papel na nossa sobrevivência como, por exemplo, fonte de alimento, mas nem sempre o homem tem esse conhecimento e muitas vezes agridem o meio ambiente usando queimadas, desmatamentos, lixos e etc.”
Giovani

“As plantas têm grande importância para os seres vivos, porque é através delas que nós respiramos e nutre direta ou indiretamente todos os seres do planeta, INCLUSIVE O HOMEM.”
Wallison

“É muito importante conservarmos as espécies animais e vegetais, pois só assim manteremos o equilíbrio do planeta.”
Susyelle

“A diversidade vegetal é muito grande, por isso para classificar as plantas são usados alguns critérios como: a organização do corpo, presença ou não de tecidos especializados de transporte e o grau de desenvolvimento dos órgãos de reprodução.”
Naia Cristina

“As plantas são seres muito importantes para a vida na terra, através delas é possível um equilíbrio na cadeia alimentar, pois elas são a base desse elo. São autótrofas, ou seja, produzem seu próprio alimento e nos dão sombra, alimento, oxigênio e uma infinidade de outros benefícios.”
Janaína

“Existem vários tipos de plantas com diferentes tamanhos e formas e são elas que garantem a manutenção de vida no planeta.”
Nathyelle

“Em nossas vidas precisamos de gás oxigênio para sobreviver, e são as plantas que nos fornecem esse ar que muitos estão poluindo.”
Lauriane


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário