quarta-feira, 8 de setembro de 2010

VIAGEM AO SISTEMA RESPIRATÓRIO


O texto abaixo foi produzido pelo aluno Welter da 7ª série “A” durante uma atividade proposta em sala sobre o sistema respiratório humano... ADOREI!!!... Continue sempre criativo... Parabéns!

VIAGEM AO SISTEMA RESPIRATÓRIO
Na cidade Aricolândia existia um ar chamado oxigênio, ele queria conhecer o sistema respiratório humano e saiu a sua procura, de repente foi sugado pelo nariz e viu duas coisas, o muco e os pelos, e perguntou  para os dois:
_ O que vocês estão fazendo aqui?
E eles disseram:
_ Eu o pelo sirvo para filtrar a sujeira que você traz.
_ E eu o muco faço com que a sujeira grude em mim.
E o oxigênio entrou e passou pela faringe e lá encontrou uma tampinha chamada epiglote que estava fechando a laringe para não entrar alimento para o pulmão e passar somente o ar.
Seguindo seu trajeto o oxigênio passou pela traquéia, os brônquios que levou esse ar para os bronquíolos que estavam no pulmão.
Ao chegar dentro do pulmão ele viu um monte de bolinhas chamadas alvéolos pulmonares e lá foi entregue ao sangue que o levou para todas as células, e depois trocou de nome e não era mais o oxigênio e sim gás carbônico.
Na forma de gás carbônico fez o trajeto de volta e saiu do corpo humano, nesse momento foi puxado por uma árvore que o transformou em um novo oxigênio, feliz da vida voltou para sua cidade e contou sua aventura para todos.
Depois de tantas descobertas se tornou o  melhor professor de ciências de Aricolândia repassando tudo que aprendeu aos mais jovens.

Welter Cristian Scarpazza Leite



Nenhum comentário:

Postar um comentário