sábado, 28 de maio de 2011

TERRÁRIO

Terrários são recipientes com terra usados para cultivar plantas ou criar pequenos animais. Por ter algumas propriedades parecidas com as dos ecossistemas naturais, o terrário serve de modelo em certos estudos de ecologia.
Se bem cuidado, o terrário pode durar muito tempo, o que permitirá fazer muitas observações ao longo do ano.
Depois de ler e explicar a atividade do terrário proposta no livro didático do autor Fernando Gewandsznajder vi que a turma da 3ª fase 2º ciclo (5ª) ficou empolgada para construir o seu terrário, então expliquei que cada grupo ficaria responsável em trazer na próxima aula um material necessário para sua construção e fiz a distribuição dos itens (vidro, álcool em gel, pano limpo, cascalho fino, areia, carvão vegetal em pó, terra adubada, copinho descartável, mudas de plantas de pequeno porte).
No dia solicitado todos estavam com seus respectivos materiais e montamos o nosso terrário na sala, foi bem interessante a experiência e colocaram até pequenos insetos que encontraram no pátio da escola!!! Agora é observar e anotar as transformações que irão ocorrer.
É muito importante deixar o terrário num lugar bem iluminado, pois a luz solar é fundamental para o processo de fotossíntese nas plantas... Abraços!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário