domingo, 1 de maio de 2011

Estou postando mais um texto da turma da 3ª fase 2º ciclo (5ª) produzido agora pela aluna Brenda a respeito do meio ambiente... Valeu Brenda é isso aí e obrigada pela dica do site (http://www.canalkids.com.br) é educativo e cheio de curiosidades... Vale lembrar que a internet é uma ferramenta importante de pesquisa e descoberta, mas não deve se tornar um vício, pois existem pessoas que se isolam do mundo real e passam praticamente todo seu tempo em frente ao computador. Não se esqueçam de brincar, praticar esportes, conversar com a família, fazer amizades próximas, estudar, enfim, devemos usar o computador com moderação... Abraços pra você e demais alunos... ÓTIMO DOMINGO!

NOSSO PLANETA

Nosso planeta é cheio de maravilhas e belezas, mas isso está se acabando por causa da destruição das matas que prejudica muito os animais e outros seres de outras espécies e tudo isso é culpa do homem que está acabando com tudo.
Se não pararmos com essa destruição daqui um tempo não terá mais nenhuma espécie de planta ou animal no PLANETA TERRA.
Bom, agora leia o texto abaixo que encontrei no site canal kids com bastante atenção...
Brenda Cristina da Silva Jamariqueli

A NATUREZA RECLAMA

POLUIR DESREGULA A NATUREZA

A natureza não é uma coisa estática, paradona. Ela se mantém em um ciclo constante, em perfeita harmonia: as plantas se alimentam da luz do sol, os animais herbívoros comem as plantas e os carnívoros comem outros animais.

Quando morrem, todos voltam para a terra e transformam-se em nutrientes. Esses nutrientes alimentam as plantas e começa tudo de novo. A ação do homem interfere e põe em risco essa harmonia, pois afeta o ciclo natural da vida.
A produção de lixo, por exemplo, é tão grande que já se pensa em mandá-lo para fora da Terra, em naves espaciais. O esgoto das casas e os detritos das fábricas continuam sendo lançados nos rios e nos mares. O ar está cada vez mais escuro e sujo nas grandes metrópoles.
Será que a gente consegue dar um jeito nessa situação?

ÁGUA: SUJEIRA À VISTA
A SUJEIRA QUE VAI EMBORA, MAS NÃO SOME

Quando puxamos a descarga no banheiro da nossa casa, não pensamos para onde está indo essa água suja. Achamos que ela vai embora pelos canos e entra para debaixo da terra, embaixo dos bueiros. É verdade, mas, na maior parte das vezes, o esgoto não para aí: ele continua sua viagem e vai ser despejado em algum rio ou no mar.
Os rios ficam escuros, cheios de entulho e parece até que algum monstro de sujeira vai sair de lá . O mar poluído fica impróprio para banhos ou mergulhos. Tomar banho em praia suja pode deixar as pessoas doentes. Água poluída pode causar doenças como micoses, diarréia e esquistossomose.
No Brasil, cerca de 80% do esgoto é lançado em rios e no mar. É um dos maiores problemas do país: a falta de saneamento básico e de redes de tratamento de esgoto. Toda casa deveria ter uma rede de canos para levar a água suja para grandes centrais de tratamento.

Nessas centrais, o esgoto é tratado com produtos químicos que separam a água da sujeira. A água poderia ser então reaproveitada para indústrias, e não iria poluir o meio ambiente.
Mas o esgoto não é a única forma de poluição da água! Tem também a sujeira das indústrias.

Fonte: http://www.canalkids.com.br/meioambiente/planetaemperigo/poluir.htm
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário