terça-feira, 19 de julho de 2011

Aprendendo com a prática

O SOLO E A VELOCIDADE DE ESCOAMENTO
Para exemplificar os tipos de solo e a velocidade de escoamento da água os alunos da 3ª fase do 2º ciclo (5ª) realizaram uma atividade prática no qual utilizaram três garrafas pet cortadas mais ou menos ao meio para servir de copo e funil para a experiência, assim:










A turma foi dividida em três grupos que ficaram responsáveis de montar o funil com seu tipo de solo. Todos colocaram algodão no bico do funil, mas um grupo acrescentou areia, o outro somente argila e o terceiro grupo colocaram areia e argila misturada. Os alunos comprovaram suas hipóteses através dos seguintes resultados:
  • No funil com apenas areia a água passou rapidamente;
  • No funil com argila a água demorou passar, ficando encharcado;
  • No funil com areia e argila misturada a água atravessou mais lentamente, mas não ficou encharcado;
Os solos mais adequados para a agricultura possuem uma certa proporção de areia, argila e sais minerais utilizados pelas plantas, além do húmus. Essa proporção facilita a penetração da água e do oxigênio utilizado pelos microrganismos decompositores. Mas existem plantas que conseguem se adaptar muito bem a outros tipos de solo. Por exemplo, certas plantas conseguem armazenar rapidamente a água que passa pelo solo. Podem, assim, crescer em terrenos arenosos, que não retêm muita água. É o caso dos coqueiros. 
Parabéns turma, mais uma vez vocês foram D+... Curtam bem as férias e voltem bem animados para continuarmos nossos estudos sobre o solo, afinal descobrimos que é do solo que obtemos recursos necessários para nossa sobrevivência, mas o solo também pode nos transmitir algumas doenças... Até a volta! Abraços!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário