quinta-feira, 7 de julho de 2011

Funções químicas: ácidos e bases


Durante uma atividade proposta em sala sobre funções químicas o aluno Welter da 3ª fase 3º ciclo “B” (8ª) produziu um texto relatando sobre algumas propriedades químicas dos ácidos e das bases, duas funções químicas presentes em diversas substâncias do nosso dia-a-dia. Os ácidos estão presentes nos alimentos e em nosso corpo, como o ácido cítrico no limão e o ácido clorídrico no estômago. Já o leite de magnésia, utilizado como antiácido é uma base ou hidróxido, esta função química também está presente na composição de diversos produtos como soda cáustica, cal extinta, sabão em pó entre outros... VALE LEMBRAR QUE MUITOS ÁCIDOS E MUITAS BASES SÃO TÓXICOS E CORROSIVOS, NÃO DEVEM SER INGERIDOS OU ASPIRADOS E NEM DEVEM ENTRAR EM CONTATO COM A PELE... Valeu Welter pela criatividade e contribuição em nossas aulas, espero contar sempre com seus textos cheios de aventuras.

A guerra entre ácidos e bases
Em 1994 os ácidos e as bases se preparavam para uma guerra que ia marcar gerações, os ácidos estavam em sua base se preparando com muito hidrogênio(H+), as bases também estavam se preparando, mais com uma arma nova o hidróxido(OH-), preparados os ácidos foram para o campo de batalha e depois chegaram as bases.
As bases entraram num rio e de repente os ácidos começaram a jogar íons+ com cargas positivas na água e como as bases tinham íons- com carga negativa também começaram a liberá-las, essas cargas negativas escaparam e geraram uma corrente elétrica e aí levaram um baita choque.
Neste momento as bases se revoltaram e com seus aviões jogaram íons carregados de hidróxido (OH-) e neutralizaram os ácidos, e então todas as bases começaram a comemorar a sua vitória.
 Voltando para sua cidade receberam medalhas e o curioso prefeito perguntou:
  - Como vocês conseguiram ganhar?
E as bases disseram:
- Porque nós somos bases e temos coisas que os ácidos não têm como o hidróxido e também um pH maior que vai de mais de 7 a 14 e eles apenas um pH que varia de 1 a menos que 7, pois quem tem pH 7 é neutro e esse não é nosso caso.
E assim as bases foram para seus lares muito felizes.

Welter Cristian Scarpazza Leite



Nenhum comentário:

Postar um comentário